fbpx

Elementos essenciais para criar uma identidade visual de sucesso

Agora você vai descobrir quais são os elementos essenciais para criar uma identidade visual ou marca de sucesso.

Antes quero posicionar você sobre o que é identidade visual, muitos falam que a identidade visual é apenas as cores ou o símbolo da marca, mas você vai descobrir que é muito mais do que isso.

A identidade visual da sua marca está ligada diretamente a fatores como:

  • Símbolo (Logo)
  • Paleta de Cores
  • Comunicação e Expressão
  • Experiência dos Clientes
  • Tipografia
  • Grafismos
  • E muito mais

Basicamente identidade visual consiste no conjuntos de elementos da sua marca e como são reconhecimentos pelo seus clientes.

Descubra agora os 5 elementos essenciais para que você tenha uma marca de sucesso na internet.

Logotipo

O logo tem papel fundamental na identidade visual da sua marca e talvez você ainda não saiba, mas existem 3 tipos de logos e eu explico cada um deles aqui.

O seu logo precisa ser um breve reflexo sobre a sua marca portanto capriche na hora de cria-lo pois ele é a primeira coisa que seus clientes notam.

Um bom exemplo de logo que conversa com a marca é o novo do Burguer King.

Como você pode notar na imagem acima, o logo do burguer king 2021 consegue deixar claro que a empresa vende hamburgueres em conjunto com o jogo de cores bem atrativo.

Paleta de Cores

Eu não sei se você sabe disso mas as cores são utilizadas em uma marca de forma 100% estratégica.

No caso do logo do Burguer King note que foi utilizado o vermelho e o laranja, duas cores que despertam um sentido de urgência e fome.

Pesquise o significado das cores dentro da sua identidade visual e analise qual mensagem você quer transmitir com elas.

Existe um padrão em determinadas cores como por exemplo:

  • Azul: muito usado em empresas de tecnologia pois transmite um senso de segurança e responsabilidade.
  • Vermelho: usado quando a marca deseja despertar uma certa urgência nos seus clientes como coca-cola ou McDonalds.
  • Preto: quando bem empregado consegue deixar a marca com um tom mais luxuoso e seguro.

Para te ajudar tem um artigo aqui no blog onde eu falo apenas sobre cores, clica aqui pra ler.

Tipografia

Assim como as cores, a fonte que você utiliza padrão da sua marca transmite uma mensagem por trás.

Tipografias serifadas são melhores para elementos impressos do que em telas e transmitem sentimentos de tradição, confiança e seriedade.

Tipografias sem serifas são melhor para visualização em telas e podem transmitir sentimentos de simplicidade e modernidade para a marca.

Tipografia cursivas devem ser usadas com muita moderação e elevam a sensação de luxo, humanidade e artesanal.

Expressão e Comunicação

Defina como você quer que sua marca seja reconhecida pelo mundo.

A combinação dos elementos visuais devem transmitir exatamente a mensagem que você gostaria que as pessoas vissem.

Para descobrir qual a expressão da sua marca responda perguntas como:

  • Qual mensagem sua marca quer transmitir?
  • Quais são os valores da sua marca?
  • Quem são os principais clientes?
  • O que você quer que seus clientes pensem da marca?

Respondendo essas perguntas e alinhando aos elementos visuais com certeza sua marca tem 99% de chance de ter sucesso.

Manual da Marca

Basicamente o manual da marca define como usar e como não usar os elementos visuais da marca tanto na internet quanto na gráfica.

A partir desse manual você pode criar posts para redes sociais, cartões de visita, flyers e muito mais elementos que conversem com sua identidade.

Eu sei que este último item pode ser o mais complicado de todos os outros, por isso o recomendado é entregar a sua marca nas mãos de um designer profissional.

Juntos vocês podem trabalhar a identidade visual da marca com maestria.

Se você precisa de um orçamento clique aqui para falar comigo ou me chame no WhatsApp clicando na bolinha ao lado.

Abrir Conversa
Precisa de ajuda?